terça-feira, 9 de setembro de 2014

O seus valores de vida estão alinhados com os valores da empresa onde você trabalha?

Leia o artigo e faça o teste para saber o grau de relacionamento entre os valores corporativos e a rotina do trabalho.

Valores são princípios ou crenças que guiam comportamentos, atitudes ou decisões de todas as pessoas. Dentro do mundo corporativo não é diferente, quando uma empresa define seus valores ela está determinando qual é o modelo interno de conduta a ser seguido considerando os comportamentos mais importantes ou relevantes para o negócio.

No momento de aceitar uma oportunidade em uma empresa muitos critérios pesam mais do que os valores. Os benefícios, o salário, bônus, localização, possibilidades de ascensão... enfim, todos estes fatores contam muito, mas será que os valores não deveriam ser também um critério para escolher onde passar a maior parte do seu tempo?

Os valores corporativos nem sempre fazem parte da tomada de decisão para entrar em uma empresa, porém, influenciarão e muito a tomada de decisão sobre permanecer ou não.

E não me refiro aos valores que estão impressos e expostos em muitos quadros pela organização e sim, o que de fato acontece no dia-a-dia.

Vamos a alguns exemplos de valores corporativos que ficam muito bem em sites, em apresentações aos clientes, em murais internos e na prática ficam bastante distorcidos:

Respeito por pessoas: este é um valor que inspira confiabilidade em relação a conduta dos líderes e a forma como os colegas interagem. Mas este importante valor perde totalmente a credibilidade quando na prática os funcionários não são ouvidos, quando os líderes agem de maneira desrespeitosa ao exigir performance ou resultados. Um companhia que mantém líderes que tenham este tipo de conduta não preservam seus próprios valores.

Trabalho em equipe: para este valor virar uma realidade é primordial que haja colaboração entre as pessoas e o legítimo interesse em contribuir para que o sucesso de uma área, seja o sucesso da outra e o sucesso de todas os departamentos seja o sucesso da organização e do negócio. Entretanto, o comportamento mais estimulado nas empresas pelos líderes é a competição, como se apenas um departamento fosse capaz de gerar todo o resultado que se espera em uma empresa. Grande engano! E como consequência, com o tempo as pessoas ficam cansadas e desgastadas reduzindo em muito as possibilidades de êxito.

Inovação: De nada vale se julgar uma empresa inovadora se no dia-a-dia as idéias não são ouvidas ou levadas em consideração. Muitos líderes não consideram importante fazer diferente, testar novos modelos, arriscar novas opções. E com isso, acabam frustando aqueles que desejam alcançar novos desafios e instituem aquela velha forma de liderar, na qual a resposta para toda pergunta é: sempre foi assim... e assim será.

E sendo as mensagens basicamente as mesmas, as palavras perdem seu verdadeiro significado para os funcionários, se elas tiverem algum.

Muito mais do que se preocupar em comunicar os valores corporativos, as empresas deveriam garantir que as palavras que refletem os comportamentos esperados sejam de fato, a atitude de todos os dias, em todas as situações. Para isso, os líderes devem ser “espelhos” que refletem em seus exemplos, a conduta adequada. Os demais funcionários devem ser encorajados a fornecerem feedback sobre as ações que estão ou não de acordo com o que se espera. E o feedback deve ser transformado em mudanças realistas.

E por fim, são as ações que dirão mais sobre os valores do que as palavras.

Quer saber o grau de relacionamento entre os valores corporativos e a rotina do trabalho? Responda as questões abaixo:

a. Os valores corporativos estão claramente alinhados com meu trabalho diário?
( ) Sim ( ) Não

b. O trabalho dos meus colegas são influenciados pelos valores da empresa?
( ) Sim ( ) Não

c. Os objetivos da empresa pelos quais trabalhamos estão ligados com os valores?
( ) Sim ( ) Não

d. Todos os colaboradores são tratados sem diferença.
( ) Sim ( ) Não

e. A liderança demonstra exemplos claros de conduta que estão alinhados com os valores corporativos.
( ) Sim ( ) Não

Se você respondeu a maioria das perguntas como SIM, sua empresa está no caminho certo para conquistar os corações de seus funcionários e estabelecer um vínculo consistente entre comportamentos e valores.

Se a maioria das perguntas foi NÃO, sua empresa precisa rapidamente redefinir a maneira como atua internamente para que seja possível resgatas os valores e torná-los parte estratégica do negócio.

Beijo no coração,

Vanessa Lemos

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