sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Quando transformamos nosso conhecimento, crenças, valores em atitudes...




"Bata nela": vídeo mostra reação surpreendente de meninos ao serem incentivados a bater em menina
Em campanha anti-violência contra a mulher, jornalista italiano pede que garotos de seis a onze anos deem um tapa em menina desconhecida. E a resposta foi unânime: “Não”. Já os motivos variam – e surpreendem! - Revista Marie Claire - Edição Janeiro 2015



Na verdade, a resposta e a reação dos meninos correspondem a um comportamento resultante de valores aprendidos e internalizados.

Mas qual a melhor forma de criar um ciclo de aprendizado no qual é possível ensinar, comunicar e do outro lado visualizar o efeito com um comportamento adequado, alterado ou transformado?

Sem dúvida, o exemplo, é um método extremamente eficaz. Através do exemplo é possível comunicar muito mais do que com palavras, livros, gestos ou qualquer outra coisa.

O bom exemplo é poderoso porque ele é capaz de unir o discurso com atitudes e aí fica fácil entender e compreender o que deve ser feito.

Certamente, estes meninos tiveram bons exemplos sobre como tratar uma menina. Bons exemplos sobre o que deve ser feito.

Exemplos ruins também são bastante ilustrativos e um tanto destrutivos.

Trazendo para a realidade corporativa, imagine a força de um líder que tem um discurso coerente sobre metas, resultados, gestão e alia isso a uma atitude totalmente adequada... imagine o quanto este líder será respeitado, admirado, seguido e inspirador!

Agora imagine o mau exemplo, a força negativa que ele traz para uma equipe que ouve um discurso, idéias, diretrizes da empresa ou do RH e ao esperar ver tudo isso espelhado em seu líder encontra um "deserto". O resultado só poderá ser frustração, falta de engajamento, dificuldade em comunicar.

O vídeo é um excelente exemplo de como sensibilizar sobre a violência contra a mulher... estes meninos um dia serão homens e já sabem o que devem e o que não devem fazer! Se continuarem assim, serão ótimos exemplos.

E quantos outros bons exemplos encontramos todos os dias? No trabalho, em casa, na rua, na igreja, na faculdade? O quanto você tem sido um bom exemplo? O quanto você tem sido um bom exemplo para seus amigos, seus filhos, seus funcionários?

Vale à pena assistir o vídeo e refletir!


Beijo no coração.







Vanessa Lemos









































.

Nenhum comentário:

Postar um comentário