Todo ponto de vista é a vista de um ponto e por isso, tudo depende de como encaramos este momento e mais ainda de como projetamos a nossa vida para que a perda de um emprego não seja o fim de nada e sim um grande recomeço, cheio de descobertas e novos desafios.
Veja abaixo algumas dicas que podem ser facilmente aplicadas tanto para pessoas que estão empregadas quanto para aquelas que estão em busca de uma recolocação:
- Cuide sempre da sua empregabilidade, muita gente estabelece um vínculo tão intenso com seu trabalho atual que não consegue mais tempo para investir na sua carreira. Por isso, sair do trabalho sempre muito tarde e nunca ter tempo para nenhum curso de aprimoramento ou aquela tão sonhada pós-graduação pode no futuro fazer muita falta;
- Não entre na Zona de Conforto, depois para sair é muito difícil – Pensar da seguinte maneira: “na minha posição atual não preciso falar inglês, então não vou gastar nem tempo e nem dinheiro com isso”, é acreditar que não há mais nada além do que você tem agora, será? Algumas competências são fundamentais para evolução profissional, o inglês, por exemplo. E mesmo não sendo necessário neste momento, vale à pena refletir se realmente no futuro não será indispensável;
- Existe vida após a empresa X – Algumas pessoas simplesmente não acreditam que existe um mundo de oportunidades em muitas outras empresas, isso porque estão tão focadas no seu momento atual e na sua rotina que não enxergam nada além. Que tal buscar mais informações sobre o que acontece a sua volta? Ler mais jornal, revistas especializadas em negócios ou carreira e começar a abrir os seus olhos.
- Calibre o seu espelho e enxergue realmente quem você é – Faça uma lista de todas as suas competências e classifique-as como pontos fortes ou pontos a melhorar. Depois faça uma análise profunda dos seus pontos fortes e veja o quanto você pode agregar e contribuir profissionalmente para uma empresa. Não se esqueça de também olhar para os pontos de melhoria e trace um plano para corrigi-los;
- Equilíbrio vida pessoal X trabalho – Busque sempre encontrar tempo para conciliar trabalho e vida pessoal. E quando menciono vida pessoal me refiro a família, vida espiritual, cuidar da saúde, lazer, enfim, tudo aquilo que nos torna indivíduos completos e felizes. Aqueles que focam somente no trabalho e esquecem das outras coisas tem muito mais chance de sofrer muito com a perda do emprego.
- Uma boa dose de otimismo não faz mal a ninguém – Sabe aquele ditado “Até um ponta pé no traseiro te empurra para frente?” Pois é, tudo depende de como encaramos a situação. E se abrirmos nossa mente para o novo e acreditarmos que o melhor virá, certamente as portas, janelas e tudo mais se abrirão para que tudo aconteça para o nosso bem.
Então, enxugue suas lágrimas, atualize seu currículo e bola para frente! Tudo que passou serviu para aprender e ganhar a experiência, o presente é agora e depende de você agir e construir o seu futuro e é lá que você encontrará o sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário