Problemas de comunicação sempre foram alvo de muita dor de
cabeça dentro das empresas e na maior parte das vezes não se sabe onde o
problema começou e de que maneira evitar que ele se alastre. Veja uma relação dos
problemas de comunicação mais comuns e algumas recomendações para minimizá-los
ou resolvê-los de uma vez por todas.
- O funcionário pensa que o chefe está gostando de seu trabalho, mas na verdade o chefe planeja demití-lo – a falta de alinhamento sobre expectativas do líder em relação ao liderado pode ser facilmente resolvida com o bom e velho feedback. O feedback é um poderoso instrumento de gestão. Se utilizado da maneira correta contribui e muito para o aprimoramento profissional. Os profissionais tem mais chances de ascensão na carreira depois que recebem informações verdadeiras sobre sua atuação na empresa.
- Os objetivos de um projeto não ficaram claros – falhas de comunicação durante a execução de um projeto podem gerar atrasos, resultados abaixo do esperado e necessidade de inúmeras correções após a entrega. Um bom começo para evitar os problemas é definir claramente todos os envolvidos e realizar uma reunião para alinhamento. Nesta reunião será possível apresentar o objetivo do projeto, resultados esperados, prazos envolvidos e a contribuição esperada de cada um. Além de clarear o escopo e tirar dúvidas, este momento vai envolver os participantes e engajá-los na execução.
- A diretoria tem planejamento estratégico, mas não consegue traduzir os desafios para as diversas camadas hierárquicas da empresa – De nada adianta o alto comando da empresa estar totalmente alinhado com os objetivos de uma empresa se as informações não forem desdobradas, pois a execução estará nas mãos dos outros níveis hierárquicos da empresa. Uma ótima maneira de fazer isso, é traduzir o planejamento estratégico em metas por departamentos e em metas individuais (utilize a metodologia SMART). O follow up sobre o andamento dos resultados é indispensável para evitar desvios.
- As informações relevantes acabam circulando nos corredores da empresa em forma de boatos ou fofocas – É fundamental não reter informações importantes e com isso, perder o “time” para a divulgação. Para evitar que tudo acabe em fofoca na hora do café, a empresa deve, de maneira clara e objetiva, estabelecer um canal de comunicação com seus funcionários, seja por uma intranet, murais ou circulares internas.
- As diversas áreas da empresa não conseguem trabalhar em equipe e agem como se estivessem competindo entre si – nada pior do que equipes que deveriam trabalhar focadas no mesmo objetivo começarem a se desentender. Para manter a sinergia entre os times e todos na mesma direção uma ótima dica é periodicamente promover encontros ou reuniões para que as pessoas possam se integrar e discutir os rumos que a empresa deve seguir para atingir os melhores resultados.
E o mais importante, comunicação interna não é
responsabilidade de um departamento de comunicação, de um funcionário que faz
os comunicados internos ou de alguém que atualiza os murais. São os líderes que
devem cuidar para que sempre haja transparência nas informações sobre os desafios, oportunidades e necessidades de
mudança da empresa além disso, todos os funcionários também devem estar
comprometidos para a construção de um ambiente interno sadio e fortalecido com
uma comunicação mais simples e focada em resultados.
Excelente texto para reflexão. Uma boa comunicação resolve, ou pelo menos alivia, muitos problemas
ResponderExcluirabs,
Anderson Lagoa