Refletindo sobre o assunto enquanto
construía um novo projeto de Desenvolvimento Profissional, pensei que mesmo
utilizando todas as técnicas conhecidas para um feedback eficiente, seria ainda
mais tranquilo utilizar esta ferramenta se as pessoas estivessem preparadas
para RECEBER uma crítica. Especialmente, as negativas.
É isso, meu povo. Tem muito feedback
que não consegue fazer a ‘curva do rio’ porque quem está ouvindo a crítica não
tem o menor interesse em saber o que o outro tem a dizer sobre ele. Pessoas,
absolutamente, irredutíveis em suas crendices e comportamentos. Pessoas,
absolutamente, inaptas ao desenvolvimento. Pessoas, mesmo sem saber, adeptas à
estagnação da ignorância.
Vamos, então, desconstruir este mito.
O mito de que ouvir que estamos fazendo algo inadequado é ruim e constrangedor:
1 – Quem avisa, amigo é
1 – Quem avisa, amigo é
Imagine que, de uma hora para outra,
começou a ter mau hálito e não percebeu. Prefere que um amigo lhe avise ou
prefere que as pessoas fiquem comentando pelas costas toda vez que esbarrar em
alguém? Prefere que um amigo lhe dê um toque sobre o assunto, ou prefere perder
um flerte porque na hora H o outro percebeu o odor desagradável vindo de você?
Ter bom hálito, além de saudável em primeiro lugar, é um fator social importante
e descumprir esta ‘regra’ é, no mínimo, danoso para todos os envolvidos.
Na empresa, não é diferente. A
empresa tem regras. Todas tem. Se você não conhece as da empresa em que
trabalha, corra para obter estas informações, pois são elas que delimitarão se
está tendo uma conduta adequada ou não. São estas regras corporativas que
definirão se está ou não infringindo acordos estabelecidos entre empregado e
empregador.
Assim sendo, se alguém (chefe ou
colega de trabalho) aparecer para lhe indicar um comportamento errôneo,
incoerente com as regras, no mínimo, agradeça. Significa que você, sozinho, não
tinha percebido, então, a comunicação, também chamada de feedback, veio em boa
hora.
2 – Qual o problema em errar?
Errar não é sinônimo de fracasso.
Errar faz parte do desenvolvimento humano. E o segundo passo é ainda melhor:
assumir erros é grandioso e motivador de mudanças positivas. Assim sendo,
quando receber uma crítica negativa, antes de atirar pedras, pense que se o
erro existiu, não cometeu nenhum pecado capital. Como todo mundo, está em
processo de melhoramento. E se está recebendo o feedback, é porque ainda
apostam em sua melhora. Caso contrário, não estaria recebendo um feedback, já
teria sido demitido. Valorize isto.
3 – Sim, você pode contestar
3 – Sim, você pode contestar
Se tiver dúvidas sobre o que falam de
você, questione. Com tranquilidade, peça argumentos. Entenda que os argumentos,
tantos seus quanto de seu chefe/par, sempre terão de ter embasamento na
estratégia de trabalho da empresa e nos acordos que pré-estabaleceram no início
de suas atividades. Se quem lhe fala tiver uma retórica incoerente com estes
fatores, convide-o a investigar as regras da empresa e, juntos, decidirem quais
são os comportamentos adequados. Por isso, estar por dentro da MISSÃO, VISÃO E
VALORES da corporação é imprescindível. Se este não for o caso, discutir apenas
porque foi contrariado não é a melhor saída. Falar do que você não sabe é uma
atitude leviana e improdutiva. Mesmo que não concorde, ouça, agradeça e, depois
pesquise mais sobre o assunto. Apoderado de informações, poderá discutir com
seu líder/par o assunto novamente.
4 – Feedback é um presente
4 – Feedback é um presente
Pense no feedback como um presente.
Recebê-lo é uma honra, acredite, pois ele ainda é raridade. Em muitos projetos
que participei, um dos principais complicadores era a falta do feedback.
Encontrei muitos profissionais totalmente desamparados de informações a
respeito de seus comportamentos e que, por isso, estavam agindo em desacordo
com as regras da empresa e prestes a perderem o emprego. Alguém lhe ofertou um
feedback? Agarre-o.
5 – Impressões que causa no
outro
Entenda isso: você é responsável pela
impressão que causa no outro.
É comum eu ouvir de profissionais que
receberam feedbacks negativos e que não concordaram porque, apesar da atitude inadequada,
não foi aquilo que quiseram dizer ou que queriam expressar. Os outros te
enxergam o que você mostra na real e não suas intenções. Então, não fique
alterado caso alguém diga que você é arrogante. Talvez você não queria ter
sido, mas suas atitudes, no universo que quem lhe falou, a arrogância
predominou.
6 – Controle as emoções
6 – Controle as emoções
Esmurrar a parede, dar socos na mesa,
chorar descontroladamente, xingar. São todos comportamentos pertinentes a quem
tem nega o próprio desenvolvimento. Pense comigo, ter atitudes como estas vai
apagar a situação? Caso tenha mesmo tido uma atitude errônea, vai conseguir
voltar atrás? Não. Então, racionalize e pense dali para frente. Segure firme e
forte a oportunidade de mudança que ainda estão de dando e bola para frente. Um
bom plano de ação, estruturado e acompanhado, é a solução.
Pois é, minha gente. Dar feedback
precisa de técnica, responsabilidade e atenção, mas saber receber é um dos
pontos altos de um profissional de alta performance. Tem muita gente perdendo
oportunidades na empresa por não aceitarem opiniões a seu respeito, por não
aceitarem possíveis mudanças de comportamento.
Se você quer ser dono de verdades
absolutas, monte sua própria empresa, contrate você mesmo, compre de você e
venda para você.
Relacionar-se é permitir
aprendizados. E aprendizados requerem mudanças. Quando temos alguém para nos
ajudar neste processo, temos de nos sentir agraciados. Então, que venham os
feedbacks.
Abraços e até mais, caro leitor.
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