terça-feira, 25 de junho de 2019

Jogar junto ou jogar pelo poder. De qual lado você joga na sua empresa?

As empresas são instrumentos de poder em várias esferas, do líder em relação ao liderado, do nível de influência de uma pessoa em relação a outras pessoas, quantidade de conhecimento e/ou informação que se tem sobre determinado assunto, enfim, são muitas formas de poder que acontecem todos os dias nas mais diferentes organizações.
Poder é algo utilizado ou exercido e tem como base o relacionamento.
A forma como nos relacionamos e utilizamos o poder define seus tipos, que podem ser Autoridade e Influência.
A autoridade é exercida porque no sistema de regras da empresa é definido que alguém é o chefe, encarregado, gerente ou uma posição que permite a esta pessoa exercer o controle sobre outras pessoas de acordo com uma determinação, ou seja, está legitimado pela organização.
A influência também é um tipo de poder, entretanto, ela não precisa de cargo ou posição específica para ser exercida, ela se dá quando a pessoa consegue a aceitação dos demais em função de uma ideia ou de uma forma de agir com base no seu relacionamento e comunicação.
O bom mesmo é quando encontramos líderes com autoridade e influência.
Por exemplo, se pensarmos em um gerente tem uma autoridade legitimada pelo seu cargo, não significa que ele tenha influência sobre sua equipe, ou seja, as pessoas seguirão suas ordens porque a regra da empresa indica que todos devem obedecer ao líder. Entretanto, pode haver um funcionário na equipe deste gerente muito influente (sem cargo de liderança) que consegue persuadir a todos sobre a forma de se comportar em determinada situação. Já viu isso acontecer na sua empresa?
Pois é, se este gerente não souber se relacionar de maneira positiva com sua equipe e não ficar atento aos influenciadores, muitas situações de conflitos podem aparecer no meio do caminho, sem que ele consiga gerenciá-las de maneira produtiva.
De que jeito um líder pode jogar junto com sua equipe e não jogar pelo poder?
  • Não se esqueça de que seu time é composto por pessoas que possuem família, expectativas, sonhos, planos, compromissos financeiros. Para cada decisão que o líder toma sempre deve ter esta responsabilidade em mente.

  • As regras e diretrizes da empresa são muito importantes para o andamento do negócio, mas na mesma medida, o tratamento que se dá às pessoas é também fundamental.
Sempre tenha em mente que o seu sucesso como líder é reflexo do sucesso de cada pessoa que está em seu time.
E de que jeito um influenciador que não é líder pode jogar junto com sua equipe e não jogar pelo poder?
  • Não se limite a trocar suas ideias e soluções criativas somente com seus colegas, discuta com seu líder alternativas para as situações que encontrar no dia-a-dia.
  • Nunca se engane, pensando que o seu poder de influenciador isoladamente poderá resultar em uma promoção ou aumento, é a forma como sua influência contribui com o negócio que fará alguma diferença.

Ser um influenciador traz muita responsabilidade, pense que ao seu lado existem outras pessoas seguindo seus conselhos e observando sua maneira de agir e serão diretamente impactadas por você.
Não importa se você é um líder influenciador ou um não-líder influenciador, o que importa mesmo é a capacidade de jogar junto com as pessoas, pensando sempre no benefício coletivo, no bem-estar geral, conciliando esta forma de pensar com o negócio, afinal de contas, sem resultado não tem empresa e não tem emprego.
O que não vale é gostar do poder e usá-lo de maneira egoísta. Vamos jogar junto sempre, junto com as pessoas e junto com a empresa.
Grande abraço,
Vanessa Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário